Ultrassonografia do coração, mais conhecida como ecocardiograma, é um importante exame utilizado para o diagnóstico de doenças cardíacas. Saiba para que serve, como é feito e se existem riscos à saúde.
Para que serve o ecocardiograma?
O exame serve para avaliar a anatomia, a estrutura e a função do coração por meio do ultrassom.
O ecocardiograma também é utilizado para avaliar se o músculo cardíaco está se movimentando adequadamente e quanto sangue o coração está bombeando a cada batimento.
O procedimento é capaz de detectar válvulas defeituosas, problemas congênitos ou espessamento das paredes do coração, que normalmente acontecem em pessoas que sofrem com hipertensão arterial ou com outras cardiopatias.
Além disso, também pode ser utilizado para detectar derrame pericárdico ou até mesmo ruptura da aorta.
Quem deve fazer?
Normalmente, o exame ecocardiograma é indicado na complementação diagnóstica da suspeita de algum tipo de doença cardíaca ou até mesmo em situações preventivas.
Como o exame é feito?
Nesse caso, um transdutor (dispositivo capaz de emitir feixe de ondas de ultrassom) é colocado no tórax do paciente, em cima da região do coração, e movido com auxílio de um gel à base de água.
Dói? Quanto tempo dura? O procedimento é indolor e dura de 20 a 30 minutos.
Por ser um exame de imagem, devem realizados e interpretados por um médico cardiologista.
Contraindicações:
O exame de ecocardiograma não apresenta riscos ou contraindicações por se tratar de um procedimento não invasivo, diferente de exames que utilizam radiação.
Fonte: https://www.ativosaude.com/saude/ecocardiograma/